O que achamos do Encontro Amigos e Quadrinhos?

Fala galera, beleza?

Essa é a nossa cobertura do 1° Encontro Amigos e Quadrinhos. E é com muita alegria que podemos dizer, começando o texto pela sua conclusão, que foi demais!!!

Organizado pela loja Empório HQ e pelo pessoal do Distopia Cast, o evento aconteceu neste sábado, dia 19 de setembro, das 11h às 19h. O espaço foi a própria galeria onde se encontra a Empório: Rua Teodoro Sampaio, 2550, no bairro de Pinheiros em São Paulo.

O encontro contou com diversas atrações: Autores independentes divulgando seus trabalhos, lojas vendendo não só HQ’s, como camisetas e outros acessórios, a própria Empório HQ com bons descontos (finalmente comprei meu Máscaras) e, a principal de todas, os Painéis de interação entre público e youtubers, com a participação especial de editores da Panini!

Quando chegamos estava rolando a mesa com os youtubers dos canais Na Disciplina, 2quadrinhos e Mamute Insano. Infelizmente perdemos o Panini Responde sobre mangás e o papo que deve ter sido animal sobre Mulheres e Quadrinhos. Nada mais gratificante do que ver o papel feminista ser discutido até num evento sobre nossa adorada nona arte!

[Painel Quadrinhos e Youtube]

Nessa mesa, Vinícius (2quadrinhos), Vidal (Na Disciplina), Guilherme e Odin (Mamute Insano) trocaram ideias e responderam as mais variadas perguntas do público sobre como é a vida de um youtuber de HQ’s, como é a interação com seus inscritos, sobre filmes de super-heróis e até sobre essa “onda geek” que tomou conta dos meios de comunicação.

22

[Bar HQ]

Com o mestre Fernando (Central HQ’s), Levi Trindade (Panini), Felippe Powell e Barba (Distopia Cast) esse Bar HQ especial discutiu o mercado nacional de quadrinhos. Assuntos como a evolução do mercado nas últimas décadas, o atual cenário econômico e como ele está influenciando as vendas de HQ’s e até distribuição setorizada foram discutidos pela mesa. E, como não poderia deixar de ser, tudo regado à cerveja e bom humor!

11

[Panini Responde]

Logo após o Bar HQ começou o aguardado Panini Responde. Fernando e, claro, Levi Trindade continuaram na mesa. Juntou-se a eles Carol Pimentel, também editora da Panini. Foi organizada uma lista de interesse do público para as perguntas serem feitas de forma mais rápida. Um sucesso. Mesmo questões mais polêmicas que envolviam distribuição, privilégio de algumas lojas e relacionamento Panini/lojistas foram respondidas de peito aberto pelo Levi e pela Carol. Foi tão bom que a sensação foi de “poderia ter durado mais tempo”!

4

Sobre lançamentos e relançamentos eu acho interessante comentar sobre dois materiais: Terra X e Morte do Superman. Sobre Terra X, a suspeita de alguns parece ter se tornado realidade… Acreditamos que não será publicada esse ano. O Levi não deixou isso claro, mas por tudo que falou é bem provável que o relançamento aconteça lá pra fevereiro de 2016. A principal justificativa é que, por ser um material caro e muito esperado pelos colecionadores, ele ofuscaria todos os outros lançamentos que acontecerão por volta da Comic Con.

Já a Morte do Superman não será relançada em breve pois a Panini fez um acordo de cavalheiros com a Eaglemoss. Nesse acordo, todos os materiais que sairão na coleção de capa preta da DC só serão (re)publicados pela Panini posteriormente. Como o título em questão está previsto no catálogo da Eaglemoss, a versão da Panini ficará para um futuro, talvez, não muito distante.

Sobre os outros lançamentos comentados pelo Levi e até sobre a íntegra dos demais painéis que aconteceram no evento, fiquem ligados na Iniciativa HQ pois acredito que eles serão upados no youtube.

[A Estrutura do Evento]

21

Como já dissemos anteriormente, o Encontro aconteceu na galeria onde está localizada a Empório HQ. É um local relativamente amplo e que conseguiu acomodar a todos os que participaram. Os dois corredores laterais foram ocupados pelas lojas, sebos e artistas independentes e a parte do fundo, um pouco mais larga, foi usada para a mesa de discussões e um pequeno auditório. Quem estava nas últimas fileiras teve uma certa dificuldade em ouvir os que falavam em um dos microfones, mas nada que tenha causado transtorno para alguém.

16

O que ficou pacífico entre os participantes é que, com o sucesso dessa primeira edição, o evento tem que continuar e, quiçá, mudar para um local mais amplo!

Então é isso ai, galera. Resumindo, foi demais! Ficou claro que o público presente era totalmente formado por verdadeiros fãs quadrinísticos. Uma galera que tem como parte de seu dia a dia o Universo das HQ’s. O sábado de todos nós foi mais feliz devido ao sucesso do Amigos e Quadrinhos!

Um abraço.

6 Responses

    • admin

      Ano que vem tem o “Amigos e Quadrinhos 2″, Flávio… Já vai se preparando! E obrigado pela força.

      Responder
  1. Roberto da costa pereira

    D + obrigado pelo post , até agora ninguém havia se pronunciado nem o distopia , fiquei curioso pelos lançamentos , mas o meu principal foco era na republicação da morte do superman , infelizmente a Eaglemoss atrapalhou meus planos kkkk , mas e esperar , e mais uma vez obrigado !

    Responder
    • admin

      Nós é que agradecemos, Roberto. E o jeito vai ser esperar mesmo… ou então, como eu, pegar na coleção da Eaglemoss.

      Responder
  2. Felippe Powell

    Foi realmente incrivel, obrigado por participar e relatar! Pelo visto não teremos onde acomodar o pessoal para o próximo,hahaha.. Eu entendi a referencia do “mascaras” haha pode ter certeza que terá mais indicações.

    Voltando ao evento, antes de existir evento, nós já sabiamos que a estrutura não era das melhores para as necessidades, água , comida, banheiro. apesar de todos os nossos esforços para manter limpos.

    Fico feliz por todos entenderem que não era uma fest comix, não tem estrelismo como uma ccxp. isso era para ficar entre amigos e para ler quadrinhos. obrigado a todos que participaram de coração.

    Amigos e Quadrinhos 2

    Responder
    • admin

      Acho que todas as críticas construtivas sobre o evento e sua estrutura tem um ponto em comum: ano que vem vai ficar pequeno. Mas acho que isso deve ser um motivo de orgulho pra toda a organização. É sinal que deu certo e todo mundo curtiu. O encontro funcionou muito bem e tenho certeza que o Amigos e Quadrinhos vai crescer a cada ano. Um abraço, Felipe, e valeu pela indicação do Máscaras rsrs.

      Responder

Opine!

Your email address will not be published.