Roteiro de visitas para quem vier a CCXP 2015

Fala galera, beleza?!

Quem acompanha nossa página no facebook sabe que postamos fotos e comentários sobre os lugares que visitamos com a tag Coleção HQ’s Visita. Dessa vez teremos um CHQs Visita Especial: uma espécie de roteiro para quem vier à cidade de São Paulo acompanhar a CCXP 2015. Vale ressaltar que SP é a maior cidade da América Latina e possui diversas atrações para o público geek, então, para não ser injusto com alguma loja, a ideia é mostrar pra vocês quais os lugares que nós frequentamos no dia a dia de colecionador.

O post será dividido em três partes: Região Central (Sé e Liberdade), Região da Av. Paulista e Outras Regiões.

Região Central

Aqui serão três indicações para vocês visitarem. Começando pela Praça da Sé, temos o Sebo do Messias. Pra quem curte as mensais das décadas de 1990 e 2000 e tem brechas na coleção lá é o lugar certo pra gastar uns belos minutos garimpando. Um problema pra quem gosta da coleção em perfeito estado é que eles não costumam tratar os gibis com carinho. O Messias é, provavelmente, o sebo mais tradicional de São Paulo e uma visita a ele vai ser proveitosa mesmo pra quem não encontrar o número procurado. Um parêntesis: o centro velho de São Paulo tem uns dez sebos num raio de 500 metros, mas poucos têm um acervo considerável de quadrinhos.  Se você gostar de livros antigos, aproveite. Caso não, vá ao Messias e aproveite o resto do tempo pra ir, a pé mesmo, até a Liberdade e desfrutar das nossas próximas duas dicas.

Bem no meio da Praça da Liberdade fica a banca de jornal que é a mais completa em termos de quadrinhos que frequentamos: Banca Shinozaki. O responsável pela área de HQ’s é o Rafael: um cara gente fina, que entende muito da nona arte, e tem um trabalho forte junto às distribuidoras. Assim, além de receber as mensais e capa cartão tradicionais de um jornaleiro, ele consegue todos os lançamentos em capa dura da Panini e outras editoras. Só isso já é motivo suficiente pra destacar a Banca Shonozaki, mas não para por aí. Encadernados antigos, já dados como esgotados pelas editoras, de vez em quando aparecem na vitrine e a preço de capa. Todas as Bibliotecas Historicas Marvel que temos foram adquiridas recentemente lá. A localização é outro ponto forte, já que fica bem na frente de uma das saídas da estação Liberdade do metrô.

Após essas duas visitas e um passeio pelo bairro mais japonês do Brasil, deem uma passada na Galeria Sogo. Também muito próxima da saída do metrô, essa galeria reúne tudo que um fã de Anime e Mangá pode querer. Action Figures, DVD’s de animes em japonês, RPG’s, Card Games e uma grande variedade de lembranças (chaveiros, camisetas, etc) com a temática geek. A atenção especial deve ser dada ao terceiro andar da galeria, que é onde estão reunidas as principais lojas do gênero que nos interessa.

Um passeio na Liberdade é muito mais do que o paraíso para nós, amantes dos quadrinhos e mangás. É cultural, enriquecedor e quase que obrigatório para quem visita São Paulo. E, assim, encerramos o primeiro roteiro.

Região da Av. Paulista

Aqui teremos mais três indicações: Comix, Geek.etc e Limited Edition. Você pode descer no metrô Consolação e ir a pé para qualquer uma das três lojas. Começando pela Comix Book Shop, pois deve ser a que mais dispensa comentários. É a maior Comic Shop de São Paulo (acreditamos que é do Brasil também) não em espaço físico, mas em tamanho de estoque. Praticamente qualquer encadernado esgotado na Panini pode ser encontrado lá. Infelizmente a loja tem a fama de cobrar um pouco caro por esses esgotados, então prepare o bolso caso queira aquela velha publicação que você não acha em lugar nenhum. A loja é famosa não só pelo impecável estoque, mas por ser a organizadora de um dos maiores eventos da área aqui da cidade: o Fest Comix. A cobertura que fizemos do evento desse ano pode ser encontrada aqui no blog.

Saindo da Comix é só atravessar a rua e encher os olhos com os colecionáveis da loja Limited Edition. Um espaço voltado para a venda de lindas action figures dos mais variados personagens. Os preços variam desde a faixa dos 50 reais até quase 3.600 reais em um Hulk gigante. Mesmo que você não seja um colecionador de figures, vale a visita.

A última indicação fica na própria Avenida Paulista, mais especificamente dentro do Conjunto Nacional: Livraria Cultura e sua filial nerd, a Geek.etc. A livraria em si tem pouca coisa de quadrinhos, mas é a mais bonita que já visitamos. Um paraíso pra qualquer pessoa que goste de ler. Já a Geek.etc, bem menor em tamanho, é muito maior no quesito diversão. Dentre as megastores é a única que conhecemos voltada exclusivamente para o público geek. Videogames, Tabuleiros, RPG’s, Card Games, roupas e acessórios, livros de ficção, filmes e quadrinhos, muitos quadrinhos. A loja é um colírio para nossos olhos, pois reúne no mesmo espaço tudo aquilo que gostamos. Mas é lógico que ela tem um diferencial sobre outras stores: o catálogo de HQ’s importadas que possui em estoque é o maior que já vimos em uma loja física. Desde mensais americanas até as versões omnibus, há importados para todos os gostos e bolsos. Enfim, visita obrigatória para quem for passear pela Paulista.

Outras Regiões

Galera, deixamos essas duas lojas para o final, pois não estão em nenhum dois centros de São Paulo (Centro velho e Centro novo), mas são próximas a duas estações de metrô, o que facilita e muito a vida de quem vai usar o transporte público por aqui.

A primeira é a Comic Boom, única Comic Shop que conhecemos na Zona Leste da cidade. Próxima ao metrô Tatuapé, nós a visitamos por acaso, passando em frente dela. O dono é o Fábio, outro cara gente fina e que cuida muito bem de seu acervo. Recentemente ele dedicou uma de suas prateleiras para uma espécie de sebo, com algumas HQ’s antigas de boa qualidade. Além disso a loja está se tornando referência no jogo X-Wing, da empresa galápagos, realizando torneios frequentes em suas dependências. Pra quem estiver hospedado na zona leste a loja é uma ótima pedida.

Encerrando nosso roteiro com chave de ouro temos a Empório HQ, comic shop que a cada dia cresce mais e se destaca junto ao público. Quem toca o barco é o Márcio (junto a seu pai e sua esposa) que é, com o perdão de sermos repetitivos, gente fina demais. A loja possui um belo estoque, desde os lançamentos da panini e de outras editoras até HQ’s esgotadas há muito tempo e com preços justos. Outro ponto de destaque é que ela está se tornando um ponto de encontro entre leitores de quadrinhos anônimos e também conhecidos como o Load e a galera do Distopia Cast. Como se tudo isso não bastasse, a loja é a organizadora do Amigos e Quadrinhos, evento que teve sua primeira edição recentemente (confira a nossa cobertura) e foi um sucesso sem tamanho. Com certeza vale a visita.

Então é isso galera. Essas são as lojas que merecem nosso destaque especial. Obviamente existem vários outros lugares que qualquer fã de quadrinhos gostaria de ir, mas como foi dito antes a ideia era passar um roteiro daquilo que nós, do Coleção HQ’s, frequentamos.

Resta agora a vocês aproveitarem esses quatro dias do maior evento geek da América Latina e, de quebra, conhecer as lojas que fazem parte do nosso dia a dia de colecionador.

Um abraço!

Sebo do Messias

Praça Dr. João Mendes, 140 – Sé, São Paulo – SP, 01501-000

Banca Shinozaki

Praça da Liberdade, s/n

Galeria Sogo

R. Galvão Bueno, 40 – Liberdade, São Paulo – SP, 01506-000

Comix Book Shop

Alameda Jaú, 1998 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01420-002

Limited Edition

Rua da Consolação, 2753 – Jardins CEP: 01416-001 – São Paulo – SP

Geek.etc

Alameda Santos, 2152 – Cerqueira César, São Paulo – SP

Comic Boom

Rua Tijuco Preto, 361 – Tatuapé – São Paulo/SP

Empório HQ

R. Teodoro Sampaio, 2550 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05406-200

Opine!

Your email address will not be published.